segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Pasteis de Maçã e Pêra





Esta receita foi criada por mim, numa situação de "emergência"!  Precisava, ou antes apetecia-me muito uma sobremesa! O jantar estava quase pronto e o meu desejo deu-me esta inspiração...Estavam prontos no fim do jantar :)

Ingredientes

1 embalagem de massa folhada (fresca de preferência)
1 embalagem de polpa de maçã (usei uma daquelas sobremesas de maçã para bebé que a minha irmã se esqueceu de levar)
3 pêras descascadas e cortadas em quadradinhos
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 colher de sopa de Becel culinária
2 colheres de sopa de sultanas brancas demolhadas em água quente durante 10 minutos
1 colher de café de canela em pó
1/2 colher de café de gengibre em pó
1 pitada de noz moscada
1/2 chávena de café de vinho do Porto
1 colher de sobremesa de farinha MAIZENA
2 colheres de sopa de leite
Açúcar demerara q.b.

Preparação

Juntar numa caçarola a polpa de maçã, as pêras, o açúcar, a margarina BECEL, a canela, o gengibre e a noz moscada, levar ao lume mexendo de vez em quando, para a pêra cozer. Quando o preparado estiver com uma consistência cremosa e a pêra cozida (mas não desfeita), juntar a farinha MAIZENA desfeita no vinho do Porto e as sultanas. Levar de novo ao lume durante 2 ou 3 minutos, até engrossar ligeiramente. Reservar.
Cortar círculos na massa folhada com cerca de 11 cm de diâmetro. Colocar uma colher de chá bem cheia de recheio sobre metade de cada circulo e fechar, calcando as bordas com um garfo. Pincelar os pasteis com leite e polvilhá-los com açúcar demerara. Levar ao forno num tabuleiro forrado com uma base de silicone ou com papel vegetal, a 180º até estarem cozidos.

Ficam otimos servidos quentinhos com uma bola de gelado.

Dica: Para o lanche com um chá, são uma boa sugestão!


1 comentário:

  1. olá Luísa acabei de dar uma olhadela pelo seu cantinho e já estou seguindo.
    Estes pasteis fizeram me a salivar. humm parecem deliciosos e muito fáceis de fazer.
    Beijocas e tenha sempre IDEIAS GENIAIS. ;)

    ResponderEliminar